sexta-feira, 8 de julho de 2011

BORDADOS NAS ANTIGAS MÁQUINAS DE COSTURA.

Esses bordados maravilhosos e trabalhosíssimos, eram executados naquelas máquinas antigas, sem motor e sem zig-zag, O trabalho era feito em bastidor e a bordadeira, tinha de aprender (o jogo do bastidor) que era muito difícil, pois tinha que mover com precisão o bastidor e a acompanhar com o pedal. Mesmo assim, os trabalhos eram verdadeiras obras de arte. Ganhei esse livro de uma senhora que ganhou d mãe dela, a data é de 1926, está bem velho mas ainda mostra as raridades em bordados.









































5 comentários:

  1. Muito legal! Devia dar um trabalhão!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, adorei vir aqui e olha eu tempos atrás eu fiz um curso de bordar com uma máquina parecida com essa mas tinha um motor, com bastidor era uma delícia, tem tempo, e nada de dizer que não pode brincar de bonecas bjs um lindo domingo e uma semana maravilhosa Leila

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo...Bordados me encantam...fiz um curso de bordado artesanal tbém e amei,onde podemos encontrar estes livros hj?Gostaria q me enviassem resposta para meu e-mail fenixfemme@ig.com.br...obrigada

    ResponderExcluir