quinta-feira, 26 de julho de 2012

A ERA DE OURO DO RÁDIO.

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi fundada em 12/set/1936 pelo Presidente da República Getúlio Vargas. A primeira transmissão foi as 21:00 na voz do locutor Celso Guimarães, sua sede era nos últimos andares do Edifício de A NOITE localizado na Praça Mauá. A Rádio Nacional foi um ícone na radiofusão brasileira com  programações de interesse público.Podemos citar Noticiários, programas variados incluindo os de auditório como Cezar de Alencar levado ao ar aos sábados a tarde e Paulo Gracindo aos domingos de manhã. Rádio Novelas como O Direito de Nascer que ficou no ar por três longos anos. Humorísticos como Edifício Balança Mais Não Cai, Tancredo e Trancado entre outros.  Seriados como Jerônimo O Herói do Sertão, O Cavaleiro Da Noite e O Anjo. Esportivos  como No Mundo da Bola e noticiário  de cinema Cinelândia Matinal.




                          Edifício de a Noite sede da Rádio Nacional


O Locutor Heron Domingues apresentando o Noticiário Repórter Esso abrindo com a frase Repórter Esso testemunha Ocular da História.


O apresentador César de Alencar e abaixo o auditório lotado no programa Paulo Gracindo.



Cast de rádio teatro, e abaixo família ao pé do rádio ouvindo novela.

Paulo Gracindo contracenando com Brandão Filho no quadro O PRIMO POBRE E O PRIMO RICO no Humorístico Balança Mas Não Cai.


Jerônimo O Herói do Sertão interpretado por Milton Rangel e Moleque Saci interpretado por Cauê Filho.


6 comentários: