sábado, 23 de abril de 2011

VAMOS PASSEAR DE BONDE?

A origem mais aceitável da palavra BONDE, vem dos bilhetes emitidos pela Botanical Gardem Raidroad, conhecidos como (BOND). O primeiro bonde a circular no Estado do Rio de Janeiro a tração animal (burros) iniciou suas atividades em 30 de janeiro de 1859, fazendo a linha Largo do Rocio (ATUAL PRAÇA TIRADENTES) - Alto da Boa Vista. em 1928 circulou o último no bairro de Irajá.

O primeiro bonde elétrico começou a circular no Rio de Janeiro em 1892, pertencendo a Cia. Ferro Carril do Jardim Botânico. Na foto da inauguração a presença do Exmo snr Presidente da Repúbilca Marechal Floriano Peixoto (o quinto da esquerda para a direita) que prestigiou o evento. Os bondes elétricos circularam na cidade até meia-noite do dia 31 de dezembro de 1964, dando por encerrada uma era de pura nostalgia.



Elétricos já pertencentes a LIGHT, decadas entre 50 /60 aproximadamente. Flagrante de um deles acabando de atravessar o túnel Alaôr Prata (TUNEL VELHO). Que interligava Copacana a Botafogo, na zona sul da cidade.













Bonde assistência era um posto móvel para o atendimento da população em casos de vacinação etc.......









Plataforma de comando do bonde.











Bondinho de Santa Teresa ainda em circulação, fazem o trajeto Carioca , Dois Irmãos.













Bonde Rita Pavone, montado do modelo BATACLAN, levou este apelido, por causa da cantora italiana Rita Pavone que fazia sucesso na época. Circularam entre 1965 e 1967 fazendo o trajeto Pça da Bandeira Alto da Boa Vista. Nessa época os bondes tradicionais, já não circulavam mais no Rio de Janeiro.















3 comentários:

  1. Lindas fotos, amiga ! Bondes...

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Lindas as fotos e o conteúdo muito interessante, parabéns pela criatividade! Obrigada por sempre postar comentários no Segredo da Rosa Azul... Beeeeeeeeijos ;*

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabens por este trabalho resgatar o passado, fazendo com que muitos venham a conhcer que hoje as coisas só mudaram de nome.Mas que tudo tem sua origem, sua história.Meu pai chegou a andar de bonde para trabalhar mas foi aqui em SAMPA. Conheci seu link vim visitar,adorei e amei o seu cantinho e já sou uma seguidora.
    Bjos.

    ResponderExcluir