sexta-feira, 3 de junho de 2011

ANTIGAS MÁQUINAS DE COSTURA.

No passado, a máquina de costura, era de vital importância nos lares, pois toda roupa era feita em casa e também era um meio de sustento para muitas famílias, pois muitas donas de casa costuravam para fora e assim equilibravam o orçamento doméstico. Até os anos 50 era comum as moças aprenderem corte e costura, além de bordado à máquina feito nessas máquinas antigas. Era muito trabalhoso, visto que não tinham motor nem ponto zigue-zague, mas acreditem, os bordados eram verdadeiras obras de arte. Hoje em dia dispomos de recursos tecnològicos, que permitem bordar, casear pregar botões e arrematar. Atualmente, já existe máquinas que não precisam de pedal para acionar o motor, basta apertar um botão e para cortar a linha apertar outro botão, até enfiar linha na agulha ela faz sozinha. Mas vamos valorizar as suas antecessoras, que tanto ajudaram no passado.

Já costurei em uma máquina igual a essa... rsss









Nessas máquinas, nossas avós costuraram seus enxovais, os de seus filhos e seus sonhos.

















3 comentários:

  1. Oi Rosa, bom dia!
    Fico tão feliz quando leio seus comentários em meu blog...obrigada, viu?! De coração!
    Acho que ando acertando em minhas postagens, hein?! Ou temos muito em comum...rs
    Quando você vai postar coisinhas novas neste blog, tô curiosa, você disse que tem bastante material.
    Quanto ao café, pode vir pra São Paulo, as portas estão abertas, só não garanto o fogão à lenha, infelizmente.
    Beijinhos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosa, bom dia! Muito frio por aí? Aqui tá muuuuito frio.
    Achei uma imagem para o seu blog e não sei como te enviar, acho que vai gostar...vou postar no meu e daí vc pega, ok?
    Qqr coisa me mande seu e-mail que te envio por e-mail. O meu é mimosdaclaralu@gmail.com
    Beijinhos da Lú!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir